E agora, financiamento para construção ou para aquisição de imóvel?
- Filipe Santos
- Jun 13, 2022
- 3 min read
Updated: Apr 21, 2023
Se você está pensando em adquirir um imóvel, provavelmente já se fez essa pergunta: é melhor contratar um financiamento para construir ou para adquirir um já pronto? Essa é a pergunta que, literalmente, pode valer R$ 1 milhão, se você não fizer uma análise minuciosa. E a resposta vai depender de uma série de fatores que, no fim das contas, só você saberá dimensionar a importância. Mas a gente dá uma ajudinha!
Não é segredo nenhum que construir um imóvel pode chegar a ser 50% mais barato do que comprar um já pronto. Isso acontece porque, entre outras razões, quando se compra um imóvel pronto, paga-se pela sua valorização e também pela do terreno. Quem lucra com a venda de uma casa lucra, do mesmo modo, com a venda de um outro ativo tão importante quanto ela: a terra. Em síntese, quem compra o imóvel pronto paga a mais duas vezes: pela casa e pelo terreno.
Por outro lado, sabemos que as grandes cidades estão cada vez mais verticalizadas e adensadas e que encontrar um bom terreno por um bom preço é uma tarefa cada vez mais árdua. Parece que já contaram aos donos de terras nas principais metrópoles que, em algum momento, uma grande incorporadora fará uma proposta praticamente irrecusável para que naquelas terras brotem prédios. E, sabendo disso, não é por qualquer valor que eles venderão seus preciosos bens.
Além de não ser fácil encontrar terrenos a valores acessíveis para construir aquela tão sonhada casa com quintal, cachorro e plantinhas, existe o medo. Não são poucas as pessoas, especialmente as mais vulneráveis, que têm pavor de terem a casa invadida por assaltantes – e quem não tem, na verdade? Elas pagariam até quatro vezes pela valorização de um imóvel, só para não ter que passar por esse tipo de experiência. Não importa o tamanho da piscina do prédio nem se o porteiro cai no sono durante o turno da noite; não importa a taxa de condomínio nem se a academia possui apenas três equipamentos. O que importa é a sensação de estar a salvo – pelo menos entre os altos muros – da violência da cidade.
Sabemos que tudo isso pesa na hora de decidir entre um financiamento para construir ou para adquirir um imóvel pronto. Quem opta pela segunda alternativa escolhe também não ter que enfrentar nove meses de obras, num processo que, para muitos, pode ser doloroso e cansativo. No entanto, não é novidade nenhuma que os apartamentos – nem tanto as casas prontas – têm sido entregues cada vez mais “pelados”, ficando a cargo do comprador a definição de pisos e revestimentos.
Mas não é só o perfil da pessoa que deve ser levado em consideração, no momento de tomar essa decisão: o do bairro e o da cidade também. Como dito anteriormente, bons terrenos, aqueles localizados em áreas com boa infraestrutura e oferta de lazer e serviços, estão apenas à espera de uma boa proposta financeira. Já nos pequenos e médios municípios do interior e do litoral brasileiro ou mesmo nas cidades vizinhas às capitais, o que não falta é oferta de bons terrenos para construção de casas, seja em condomínios fechados, seja em loteamentos, seja em alguma rua qualquer.
Em geral, quem escolhe esse estilo de vida está à procura de mais espaço e/ou um melhor benefício na relação custo por m². Quem opta pelo financiamento para construção quer ter o poder de definir a disposição, a quantidade e o tamanho dos ambientes da casa, de decidir sobre o tipo e a qualidade dos acabamentos, de personalizar cada espaço, de pensar em cada detalhe, inclusive naquele detalhe mais peculiar que nenhum imóvel pronto entregaria.
Qual é o seu perfil? Qual é o perfil da cidade ou do bairro onde você quer morar? Você está à procura de mais espaço por menos custo ou maior custo em troca de mais segurança? Ter maior poder de personalização do imóvel é algo que não tem tanta importância ou você quer uma casa que atenda a todos os seus gostos, necessidades e sonhos? Pagar a mais pelo imóvel não tem tanta relevância ou isso é um fator crucial?
Como já dissemos, apenas você saberá dimensionar a importância de cada um desses fatores, para decidir entre o financiamento para construção e o financiamento para aquisição de imóvel pronto. Não haverá resposta errada, se você souber claramente responder a esses questionamentos.
Se você pretende contratar um financiamento para construir a sua tão sonhada casa, mas ainda tem dúvidas e até medos em relação ao processo, não se preocupe. A Manaaki Arquitetura e Construção oferece soluções de ponta a ponta:
Simulação e contratação do crédito para construção;
Consultoria para escolha do terreno;
Gerenciamento de toda a burocracia de banco, cartório e prefeitura;
Realização de todos os projetos (arquitetônico, estrutural, elétrica, hidrossanitário, design de interiores etc.);
Gerenciamento da obra;
Construção do imóvel;
Consultoria de vendas (para quem pretende construir para vender).
Comments